logo impare arquitectura
Cover Image for STARP SYSTEM

STARP SYSTEM

O projeto, submetido ao II Concurso Nacional de Design de Mobiliário promovido pela Associação das Indústrias da Madeira e Mobiliário de Portugal, foi distinguido com o 1.º Prémio na categoria "Design Quotidiano".

A proposta, alinhada com o tema do concurso (a procura da essência do desadorno), combina duas tecnologias: corte das peças de contraplacado com máquinas CNC e fixação das peças por cintas de polipropileno ou poliéster.

A junção destes processos reflete uma conceção racional em termos formais e de recursos. Do ponto de vista da produção, o uso de CNCs permite otimização, maior precisão, aproveitamento da matéria-prima, menores desperdícios e flexibilidade para produção de unidades únicas ou em menor escala, sem custos adicionais.

Cada peça do mobiliário é produzida individualmente, aproveitando ao máximo as placas de contraplacado, e depois embalada desmontada para reduzir custos de montagem e transporte.

A montagem não requer parafusos ou ferragens; o sistema de cintagem permite ainda a desmontagem e a montagem repetida. Este modelo facilita mudanças ou instalações temporárias de mobiliário, baseado no conceito "faça você mesmo".

Dependendo do número de peças, a montagem em grande escala pode ser feita com ferramentas manuais de cintagem, que permitem o tensionamento e selagem das cintas, enquanto na montagem em pequena escala se utilizam braçadeiras ou fivelas de aperto e bloqueio para a fixação de um único móvel.

O mobiliário é versátil, com famílias de objetos (cadeirão/secretária, cadeira/mesa, banco/mesa) e módulos base para estantes. O sistema responde a duas necessidades principais: uso diário (sentar, trabalhar, comer, dormir) e armazenamento (armários, estantes).

O sistema foi nomeado “STARP”, fazendo um trocadilho com "strap" (cinta) e "star" (estrela). Estrela enquanto coisa ou ideia que orienta.

  • Arquitetura: Paulo Seco
  • Colaboração: Filipe Lourenço
  • Localização: Porto
  • Projeto: 2010
  • Construção:

  • Imagem: Impare Arquitectura

Relacionados