C.H. CARCAVELOS
O Bairro de Carcavelos que recebe hoje a designação de Conjunto Habitacional de Carcavelos, terá visto o seu enquadramento no processo de crescimento de Matosinhos, inicialmente mais periférico, ser assimilado pelo contexto do tecido urbano mais estruturado que veio a ser dado à cidade, retirando-lhe o caráter associado ao conceito de “bairro”, enquanto unidade com vida própria, autónoma e segregada da vida urbana, destinado a setores da população de menores recursos.
A sua localização terá sido remetida para áreas marginais ao centro de Matosinhos, substituindo barracas com precárias condições e desenhando um pouco mais de cidade, na sua relação com os recentes traçados dos arruamentos a nascente da Av. D. Afonso Henriques.
O projeto inicial, da autoria do arquiteto Joaquim Bento Lousan, data de 1975 e viu a execução das suas obras integradas no programa das operações do SAAL (Serviço Ambulatório de Apoio Local) lançadas após a revolução de 25 de Abril de 1974.
A reabilitação deste Conjunto Habitacional teve enquadramento num programa de financiamento europeu, foi promovida pela empresa municipal MatosinhosHabit, que tem a seu cargo a gestão da habitação pública do concelho de Matosinhos e teve como objetivo um conjunto de obras necessárias à preservação do seu estado de conservação.
O projeto teve início em 2017 e a obra veio a ser realizada três anos depois, entre 2020 e o final de 2022. Cedo constatamos do valor e da qualidade do projeto, que viria a remeter-nos para o interesse pelo autor e pela sua obra.
Desse interesse, surge uma publicação de divulgação da reabilitação daquele que será um dos mais relevantes projetos de Bento Lousan, procurando contribuir para a divulgação da sua obra.
- Arquitetura: Joaquim Bento Lousan | Paulo Seco . José Manuel Figueiredo (reabilitação)
- Colaboração: Filipe Lourenço . Rita Neves
- Localização: Matosinhos
- Projeto: 2017
- Construção: 2022
- Imagem: Rui Pedro Bordalo . João Rey Soares









































