logo impare arquitectura
Cover Image for Quinta de Baixo – Águas do Porto, E.M

QUINTA DE BAIXO – ÁGUAS DO PORTO, E.M

Propõe-se a manutenção da volumetria da edificação existente e a autonomia formal de cada um dos corpos definidos pelos telhados de duas águas. Estes corpos serão articulados por um novo volume de acessos verticais, de desenho compacto e plasticamente distinto.

Para garantir a entrada de luz natural no sótão — onde se localizarão áreas de trabalho —, prevê-se a abertura de três novas mansardas na cobertura.

O acesso principal ao edifício será feito a partir de uma das duas entradas do logradouro: o portão à cota mais elevada e a porta adjacente ao edifício, à cota intermédia. A partir destas entradas, acede-se a uma plataforma ajardinada e, desta, à entrada localizada na fachada Sudeste, através de uma galeria em balanço sobre a plataforma da cave. Esta galeria permitirá também o sombreamento da esplanada e dos vãos da sala polivalente e da cafetaria.

As circulações verticais no interior do edifício serão asseguradas por um núcleo central composto por caixa de escadas e elevador, racionalizando os acessos e assegurando a acessibilidade a todos os espaços.

Todos os espaços de trabalho são amplos e uniformemente iluminados com luz natural, resultando da adaptação às novas funções, em articulação com os valores patrimoniais existentes e as exigências atuais de conforto.

A proposta mantém a volumetria e a implantação do edifício, preservando assim as relações visuais privilegiadas sobre o rio Douro, que poderão ser valorizadas com a requalificação do jardim e da mata da Quinta de Baixo.

  • Arquitetura: Paulo Seco
  • Colaboração: Filipe Lourenço
  • Localização: Porto
  • Projeto: 2014
  • Construção:

  • Imagem: Impare Arquitectura

Relacionados