EDIFÍCIO-SEDE DA PRF, S. A.
Projeto de ampliação da sede da PRF – Gás, Tecnologia e Construção, S.A., motivado pela necessidade de expansão das áreas administrativas, de armazém e oficinas.
A intervenção reorganiza o edifício original, de 2001, e acrescenta um novo volume contíguo, replicando a distribuição funcional por pisos: oficinas no rés-do-chão, armazém no piso intermédio e escritórios no piso superior. O programa integra ainda um refeitório com esplanada no piso térreo e uma sala de controlo no piso intermédio.
No último piso, um terraço liga os dois edifícios, promovendo a iluminação natural e a fluidez entre espaços.
Foi criada uma entrada autónoma na zona de articulação entre os volumes, que organiza os acessos verticais e as circulações entre edifícios.
Apesar da linguagem arquitetónica distinta, o novo edifício mantém a volumetria e a cércea do existente, estabelecendo uma relação equilibrada entre os dois. A expressão formal assenta no contraste entre superfícies metálicas e vãos com fachada semioculta em alumínio.
Uma pala de cobertura liga o novo volume a um armazém contíguo, permitindo a circulação e proteção de cargas e equipamentos. Um pórtico metálico, com vão livre de 28 metros, marca esta zona funcional.
Os interiores dos escritórios foram uniformizados, garantindo continuidade entre os espaços novos e existentes, apesar de concebidos em momentos distintos.
Este projeto, realizado 15 anos após a intervenção inicial da Impare Arquitectura nos interiores do edifício original, reflete a continuidade da relação com o cliente e o seu envolvimento ativo ao longo de todo o processo — sinal de confiança e colaboração mútua.
- Arquitetura: Paulo Seco
- Colaboração: Filipe Lourenço
- Localização: Leiria
- Projeto: 2010
- Construção: 2018
- Imagem: ITS Ivo Tavares Studio


















































