CASA EM ALBERGARIA
Projeto de remodelação e ampliação de uma habitação unifamiliar, num terreno de gaveto, em Albergaria-a-Velha.
A construção existente com rés-do-chão e andar e cerca de 130 m2 de implantação, foi construída nas primeiras décadas do século passado, com soluções construtivas que recorrem ao adobe nas paredes exteriores, estruturas dos pavimentos e da cobertura em madeira; no piso superior os espaços de habitação eram organizados com paredes interiores em tabique, tendo o piso térreo funcionado como garagem/arrecadação, num espaço amplo.
A habitação existente tinha com uma compartimentação muito densa, de difícil adaptação ao novo programa de habitação pretendida, tendo sido necessária a sua demolição mantendo-se no entanto a fachada.
A solução proposta ultrapassa os limites da fachada pré-existente e rejeita parte da área definida por ela, definindo uma nova implantação e criando um espaço intersticial entre o interior da habitação e a rua: um jardim coberto, mas aberto que funciona como filtro entre público (rua) e privado (casa). Pretenderam-se ainda criar outras tensões entre a pré-existência e o novo projeto e que se traduzem nos volumes que tentam “sair” e atravessar a fachada mantida.
O programa proposto desenvolve-se em três pisos (cave, rés-do-chão e andar) com garagem/sala polivalente e piscina na cave, áreas sociais e de serviço no piso térreo e quartos no piso superior.
- Arquitetura: Paulo Seco
- Colaboração: José Barbosa . Pedro Pedreira
- Localização: Albergaria
- Projeto: 2002
- Construção: 2010
- Imagem: André Santos
























