COOPERATIVA DE PAREDES
CONCURSO DE CONCEPÇÃO PARA A ELABORAÇÃO DO PROJECTO DA COOPERATIVA AGRÍCOLA DO CONCELHO DE PAREDES, INCUBADORA PARA O DESIGN DE MOBILIÁRIO E ARTES DECORATIVAS E OFICINAS CRIATIVAS
Projeto foi desenvolvido no âmbito de um concurso público promovido pela Cooperativa Agrícola do Concelho de Paredes e pela Ordem dos Arquitectos, visando a construção das novas instalações da Cooperativa, de uma Incubadora de Design e de Residências/Oficinas Criativas.
Arquitetonicamente, propõe-se uma relação fluida entre o terreno e a Alameda Dr. José Cabral, através de dois volumes independentes ao longo das ruas da GNR e Infante D. Henrique. O conceito permite a extensão do espaço urbano para o interior – Mercado da Terra – ligando a Alameda Dr. José Cabral à Rua D. Afonso Henriques, superando o desnível do terreno e promovendo relações diretas com os arruamentos adjacentes.
Os edifícios articulam-se com a envolvente, destacando-se a cobertura visitável do mercado, composta por plataformas inclinadas ou vegetadas. Este espaço semipúblico, inspirado nos mercados tradicionais, melhora o conforto térmico, reduz a emissão de calor e favorece a biodiversidade.
O Mercado da Terra assume um papel central, funcionando como extensão da Alameda Dr. José Cabral e estabelecendo diferentes dinâmicas de uso com a Cooperativa, a Incubadora e as Residências/Oficinas Criativas. Ligados diretamente a este espaço encontram-se o restaurante e o próprio mercado.
O projeto visa criar um ambiente social e colaborativo, promovendo encontros e interações informais, refletindo uma visão contemporânea das atividades profissionais requeridas.
- Arquitetura: Paulo Seco
- Colaboração: Filipe Lourenço, Lissette Gonçalves
- Localização: Paredes
- Projeto: 2010
- Construção:
- Imagem: Impare Arquitectura





