logo impare arquitectura
Cover Image for Bar Académico F. C.

BAR ACADÉMICO F. C.

O Académico F. C. é um clube desportivo da cidade do Porto que, desde 1927 tem a sua sede no antigo Palacete do Lima, um edifício construído em meados do século XIX na Rua de Costa Cabral. Este edifício, de dois pisos, mantém as características originais no piso principal, embora necessite de importantes trabalhos de manutenção e restauro. No piso térreo, onde se encontra o bar do clube, o estado de degradação era acentuado devido ao uso intenso, falta de manutenção e desgaste dos revestimentos, tornando indispensável a remodelação do espaço.

Com recursos financeiros limitados, foi proposta uma solução pouco intrusiva, sem comprometer futuras intervenções, mais estruturantes. Alterou-se a organização do bar, movendo o balcão e a área de serviços para um local mais reservado, mantendo a sala principal e criando uma nova, garantindo uma boa relação com o exterior e a luz natural.

Construtivamente, foram aplicados um novo pavimento e um sistema de painéis nas paredes, cobrindo os vários revestimentos existentes, adiando os necessários trabalhos de uma reabilitação profunda. Durante a obra, descobriu-se um mosaico hidráulico antigo em bom estado, mas com algumas lacunas. A execução de novos mosaicos para colmatar essas falhas revelou-se inviável devido à incompatibilidade dos moldes existentes e aos custos elevados da produção de uma quantidade tão reduzida. Foi decidido manter o pavimento original e preencher essas lacunas com argamassa cimentícia amarela.

No interior, as paredes foram revestidas com painéis de madeira natural, com gravações representando as modalidades vitoriosas do clube. Estes painéis incorporaram iluminação artificial, criando uma luz uniforme no espaço. Os tetos foram restaurados, mantendo o estuque da sala principal e evidenciando, numa das salas, os vestígios de um incêndio ocorrido em 1982.

Os trabalhos de reabilitação em edifícios existentes apresentam variantes que um projeto "de raiz" não necessita de prever, tornando as intervenções mais densas, à medida que as sucessivas camadas vão revelando a história do edifício.

No Palacete do Lima, cada camada não é apenas material, mas também um testemunho das sucessivas transformações que o edifício e o clube atravessaram.

  • Arquitetura: Paulo Seco
  • Colaboração: Filipe Lourenço
  • Localização: Porto
  • Projeto: 2016
  • Construção: 2016

  • Imagem: ITS Ivo Tavares Studio

Relacionados