Reabilitação de uma habitação unifamiliar urbana, da autoria do arquiteto José Ferreira Peneda (1893 – 1940), construída em 1937 na rua de Latino Coelho.

Este edifício, de características pré-modernistas, mantém no seu interior as influências art déco e corresponde à paisagem arquitetónica do Porto nessa época.

O programa da habitação desenvolvia-se em quatro pisos, um deles a uma cota inferior em relação à rua, mas ao nível de um logradouro e de um pátio que envolvem o edifício em duas das fachadas (lateral e de tardoz); neste piso distribuíam-se a “loja”, um pequeno sanitário e o quarto da “creada”. No piso de entrada, ao nível da rua, situam-se duas garagens independentes e o acesso aos pisos superiores, genericamente com área a social e cozinha no primeiro andar e quartos no último.

O projeto contempla a transformação da habitação em três espaços autónomos, distribuídos pelos três pisos habitáveis, não havendo alterações espaciais relevantes, o que permitiu a manutenção da maioria dos materiais e revestimentos utilizados na intervenção inicial, mantendo assim as características da habitação familiar, sobrepondo naturalmente com novos elementos, necessários à renovação.

Arquitectura | architect: Paulo Seco . Colaboração | colaboration: Filipe Lourenço .  Localização | location: Porto .  Projecto | project: 2018 . Construção | construction: 2020 . image: © ITS Ivo Tavares Studio